quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Quem com ferro fere...

Eu não coloco o lixo para fora todo dia. Então, embora esse seja o maior problema da green house, não é algo que me afeta a cada 24 horas. Mas há um problema que me faz suspirar de ódio todas as manhãs, quando pego uma camisa para vestir. Deixo para passar as camisas na hora de usar e convenhamos que passar roupa, por si só, já é um suplício.


Aliás, antes do suplício, queria dizer que me incomodam muito as estampas dos tecidos que forram as tábuas de passar. Depois duas semanas para comprar a minha tábua, tentando achar uma que não tivesse uma estampa ridícula, parecendo aqueles vestidos de dançar forró... não encontrei!
Mas se fosse só para ver eu perdoava. Cobria ela com um lençol e estava tudo bem. Mas tenho que utiliza-la efetivamente.
Agora imagine no meu caso, que agora trabalho de roupa social (terno, gravata...) ter que passar com calma e paciência, todos os dias, uma camisa para sair. Coisa normal, natural, não fosse o fato de que, com 1,90 de altura, minhas camisas são incompatíveis com as tábuas de passar roupa. Assim como os parafusos e os buracos de minha mesa, elas (as camisas e a tábua) não nasceram um para o outro.
Parece um problema simples, mas não é. A cada vez que vou passar um dos lados da camisa, a manga do outro lado arrasta no chão (veja a foto ao lado). A cada vez que eu vou passar um dos lados da camisa, a ponta do outro lado também arrasta no chão. E assim, arrastando daqui, arrastando dali, foram inúmeras as vezes em que eu sujei tanto a camisa que precisei trocá-la por outra... Um drama!

Pensei que existiam duas técnicas que minimizam, mas não acabam com o problema. Vamos a elas:1) Varrer o local onde vou passar as camisas antes.
Prós: Não interfere no processo de passar a camisa. Posso ficar muito mais tranqüilo arrastando a camisa para lá e para cá; A varreção reduz bastante a quantidade de sujeira no chão, diminuindo a sujada da camisa.
Contras: É um trabalho a mais. Imagina toda vez que eu for passar camisa ter que pegar uma vassoura, varrer o chão e só depois começar a passar a roupa. Outro problema: a vassoura retira as partículas maiores de sujeira, mas o pano arrastando no chão capta as partículas menores, que são as que efetivamente sujam a camisa. Ou seja, a camisa suja menos, mas suja também;
EVITO ESSA TÉCNICA POR CONTA DA INEFICIÊNCIA...
2) Varrer e depois passar pano com produto de limpeza no chão antes
Prós: O chão fica completamente limpo e a camisa pode arrastar à vontade. Com isso diminui a zero minha preocupação com a sujeira da camisa e posso passar roupa à vontade;
Contras: Imagina o trabalho quíntuplo de varrer o chão, depois pegar um pano, molhar em uma solução preparada de produto de limpeza, esfregar no chão e depois torcer o pano, secar o chão, lavar o pano e colocar para secar... Inviável. Além disso, a camisa pode ficar com cheiro de material de limpeza.
VETEI ESSA TÉCNICA POR CONTA DA COMPLEXIDADE DA ATIVIDADE...

Sem duas das técnicas mais comuns que encontrei, precisei desenvolver uma nova técnica, que também tem seus contras, mas tem muito mais prós. Vamos a ela:

Ao ligar o ferro e colocar a camisa em cima da tábua, eu pego a manga do outro lado da camisa e coloco no bolso da calça que estou já vestido (como na foto ao lado). Da mesma forma, coloco a ponta do outro lado da camisa, tomando cuidado para não amassar muito.
Prós: Não preciso de todo o trabalho de limpeza diária do chão e garanto a limpeza da camisa, que nunca, em hipótese nenhuma, vai entrar em contato com o chão.
Contras: Como eu puxo um dos lados da camisa para colocar no bolso, ela perde a estabilidade na tábua e fica sempre querendo pender para um lado e saindo do lugar. Tenho que passar com uma mão e segurar a camisa com destreza com a outra. Dia desses, acabei deixando o ferro cair em uma dessas, soltando a rodinha que definia em qual temperatura e para qual tecido o ferro estava sendo ajustado. Até consegui colocar a rodelinha de volta, mas ela não faz mais o barulhinho pra mudar de opção, como fazia antes. E solta a toda hora... Além do mais foi grande o risco de acidente!


Essa técnica de colocar, a camisa no bolso ainda precisa ser feita de forma muito delicada, para não amarrotar a parte que você já passou.
Meu vizinho Marcelo, que também é alto e tem o mesmo problema, diz que não consegue utilizar essa técnica. Ele optou por dobrar as mangas da camisa para dentro, mas não muda muito a situação.De qualquer forma, fato é que isso nos deixa absolutamente inconformados, como o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que também é muito alto e fica extremamente irritado de ter que ir todo apertado nas poltronas apertadas de nossos aviões de carreira.
No caso do avião, ainda podemos optar por outros meios de transporte. Mas no caso do ferro de passar roupa, não acharam outra saída. Enquanto isso, literalmente, nós solteiros, sozinhos, sem empregadas e altos continuamos PASSANDO por situações ridículas e levando FERRO!

19 comentários:

Lucas Calente disse...

mas pra quê passar roupa?
uauhauha

Unknown disse...

Ãhnnn... Pra não parecer que um touro nos pisoteou? :-P

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acrescentando ainda que eu encontrei, miraculosamente, uma tábua sem essas estampas horrorosas. A minha é de um belíssimo vinho, que deixa a área de passar roupa até mais bonita... Só não lembro mais onde comprei.

Anônimo disse...

Ricardo, tenho sujestões a fazer:
=> Pegue um cobertor dobre 2X formando um quadrado e forre no chao. terá uma tábua de passar do tamanho da sua camisa. Eu uso essa tecnica quando algum infeliz me convida pra algum lugar onde eu tenha que colocar um vestido-passante rss
Não esquecendo que vc tem que passar a camisa de short ta! Do contrario vai amarrotar a calça.

=> Tem uns cabideiros estilo cavalete (é assim que se escreve isso??), enfim... Voce pode pedir alguem pra passar TODAS as suas camisas e pendura-las ali bem afastadas uma das outras e cobre o cavalete com uma capinha (propria pra ele). Se vc buscar por "cabideiro" no google vai achar.
Isso pode ser uma forma "provisória" de ter um closed.

Tudo bem.. ja sei, vai gastar com a passadeira!! Mais pensa por outro lado: vc vai poder dormir até um pouco mais tarde por ter economizado tempo! ;)
rssssssss

Elaine F.S. disse...

Qual é o tamanho do seu apê? Porque é muito causo pra um apêzinho só. Cara, tem coisas que só acontecem com você! Adoro o blog.
rssss

Anônimo disse...

Coloca um lençol / cobertor / manta / edredon no chão e coloca a tábua em cima. A roupa vai arrastar no pano e não vai sujar.

Anônimo disse...

Como ex-solteira sozinha sem empregada e atual mãe de família, posso te dar 3 sugestões:

1 - não precisa varrer antes, só passa um paninho molhado na área embaixo da tábua

2 - nas boas casas do ramo vc encontra um forro para tábua de passar, que é acolchoadinho, isolante térmico e - virtude suprema - cinza! Esconde a infalível estampa floral.

3 - paga R$ 30 e contrata uma pessoa pra passar a tua roupa!

Beijo,

Isis

Liliane Pelegrini disse...

Aqui em casa o forro da tábua (que aliás precisa ser trocado urgentemente!) é cinza metálico. Ele é isolante térmico, uma beleza, principalmente quando não está todo furado.
A tábua daqui também tem regulagem de altura. Fica bem alta se eu quiser. Acho que alta o bastante até pra passar camisas de pessoas de 1,90 (mas nunca precisei testar, afinal...).
Eu tenho duas sugestões. Uma para o caso de você não achar logo um forro discreto: pegue um dia que você não esteja de plantão (hoje, por exemplo) e passe TODAS as suas roupas. Assim você evita ter que ver a tábua brega diariamente e ainda economiza energia elétrica (pense no aquecimento global!).
A segunda sugestão é para você não ter que passar roupa mesmo. Depois que tirar suas peças da máquina de lavar, sacuda-as bem (credo, que palavra feia) e deixe-as bem esticadinhas, cada uma em seu cabide. Coloque para secar. Quando estiverem secas, deixe seu chuveiro ligado e tudo no banheiro fechado para o local ficar tomado de vapor. E pendure as roupas (que já estarão no cabide e tal tal) ali naquela sauna por algum tempo. Desamassa tudo.

Anônimo disse...

acho q no polishop eles vendem um ferro q dah pra passar roupa no cabide, sem ter q colocar na tábua d passar... soh nao sei se funciona d verdade... =P

boa sorte!

Ricardo Corrêa disse...

O q? Sem tábua? Esse ferro é um milagre. :)

Anônimo disse...

Oi Rick. Acredito que, nesta altura do campeonato, você já esteja craque. Mas, vai uma dica: é só você passar a roupa perto da cama. A parte da roupa que não está na tábua fica em cima da cama. Agora, camisa social é um problema para passar: você passa uma parte e quando você vai passar a outra babau! Amassou! Só com muita prática mesmo para melhorar este problema, pois solução!?!?! não há.

Anônimo disse...

eu sei que é um pouco tarde pra comentar esse post, mas eu tive o mesmo problema e na época eu resolvi usando um pregador de roupa.

Eu colei o pregador embaixo da tábua, aí é só dobrar a manga e deixar ela presa, já testei a manha de colocar a manga da camisa no bolso da calça mas a camisa realmente não parava quieta!

Você pode usar essa dica em conjunto com as outras comentadas aqui, com forrar o chão por exemplo.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Olha só, acredito que o problema de passar roupas já foi solucionado com tantas sugestões. Mas vai ai uma dica, procure por "passar roupas direto no cabide" no google, você encontra opões de passadeiras à vapor que realmente funcionan e não são tão caras como a da polishop. Mas, o motivo real para eu mandar esta mensagem, é para lhe dar um toque quanto ao fato de você ser solteiro. Em seu comentário e blog fica implícito que se você fosse casado não precisaria mais passar roupas, ou seja , talvez sua esposa fisesse isso... Mas, eu lhe pergunto: Seria justo você colocar sobre os ombros de sua "amada" uma tarefa tão chata que nem você gosta de fazer?? Se a resposta foi "sim", pense bem se realmente a ama, ou então compre uma máquina de passar e não um ferro ou contrate uma empregada... remunerada e não sua esposa!

Anônimo disse...

e pq é homem que tem que comprar a maquina de passar roupa?
se a mulher nao vai passar roupa e fazer coisas de casa ela vai trabalhar e a maquina tb vai lavar a roupa dela.

falam de igualitarismo só de um lado.

Claudia disse...

compra aquele lance de passar roupa com vapor d'água sabe? se usa muito em lojas, você deixa a roupa pendurada e passa o vaporzinho e deu!

ou melhor ainda, compra camisa daqueles tecidos que não precisa passar. hehe =)

Flavia Moreira disse...

Ricardo,

Conseguiu comprar a tal passadeira a vapor? Estou precisando de um milagre tecnologico, mas as propagandas não são muito esclarecedoras...
Pleaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaase!!!!

Lisi disse...

hahahaha. Comentário ultra mega pós milhares de dias depois... mas confesso que achei hilária toda a sua estratégia. rsrsrs. Eu estou procurando pessoas que usam passadeira a vapor pra saber se vale a pena comprar... Mas enfim, se vc ainda passa roupas na tábua, uma boa alternativa é forrar o chão embaixo dela com um lençol ou pano grande (limpos... onde vc possa distinguir frente e verso). A roupa cai sobre o lençol e não suja. E de vez em quando é só por o lençol pra lavar. :)
abraço,

Anônimo disse...

ja pensou naqueles ferros com vapor, que incluse passam na vertical???