segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O dia em que o furadinho pifou

Decidi voltar ao assunto água, mas por um motivo nobre. É que lembrei de uma história terrível que vivi ainda nos tempos em que não morava na green house e estava hospedado na casa de meu amigo Marcelo, aquele que eu disse que mora aqui no prédio também, e que de vez em quando posta histórias também muito engraçadas nos comentários do blog.
Pois bem nobres colegas... Sem água filtrada a gente até fica, principalmente quando tem uma coca-cola geladinha ali para matar a sede. Mas sem água quente para tomar banho é impossível viver. E esse foi o drama que vivemos, nós, dois solteiros, sozinhos e sem empregada em plena Belo Horizonte.
O drama começou quando cheguei um dia do trabalho e o Marcelo, que chegava mais cedo me deu a terrível notícia: “Ô cara... temos um problema: o chuveiro não está ligando”. Custei a acreditar que tinha ouvido aquilo. Como assim? Eu, à noite, no frio belohorizontino não tinha água quente para tomar banho? E aí, qual a solução?
Lembrei dos tempos de infância sofrida, quando faltava luz no bairro Grajaú, em Juiz de Fora, uma vez por ano... ou quando, de tanto ficar no chuveiro durante a semana, descobria que ele tinha queimado e, assim, não teria como me agraciar com um bom banho proveniente do “furadinho”.
Lembrei que, naquelas situações, uma boa panela dágua costumava resolver. A dona Leda, minha mãe, esquentava bem a água e eu misturava com água fria para dar volume e tomava banho “de canequinha”.
Tudo bem que eu era beeeem menor... mas o banho de canequinha poderia voltar a dar certo. Não fosse um grave problema: a casa do Marcelo não tinha, e continua não tendo, fogão. É isso mesmo, caro visitante. Nada de fogão, gás, trempe, panela, forno... Nada.
E aí não tem outra escolha né. Banho frio. E olha, vou repetir o que eu disse pro Marcelo logo que saí do banho: “é nessa hora que você vê se o caboclo é homem mesmo viu”. Tomar banho frio, em um dia hiper frio, é a tarefa que mais necessita coragem de que se tem notícia na história da humanidade.
E confesso que, mesmo resolvido sexualmente e com toda a certeza de que sou homem, pensei em desistir. Primeiro tentei arrumar o chuveiro. Nada. Parecia estar tudo perfeito. Depois abri a torneira... mas só da água bater no chão e voltar as gotículas espirradas na minha canela já me dava arrepios. Aí, já meio que arrependido de ter tentado, eu coloco a mão na água para ter a certeza: realmente está de uma “frieza” insuportável.
Mas enfim. Não há outra escolha, principalmente após um dia de trabalho e já sabendo que, quando acordar, no outro dia, o chuveiro continuará pifado e frio, extremamente frio. Nessas horas, nós, seres humanos normais, fazemos aquele ritual. Mão na água, mão na nuca... molha a primeira perna, molha a segunda... O braço... a cabeça. Deixa a água escorrer pelo ombro e pronto... não há mais como fugir.
Mergulho direto na água. O coração dispara... A respiração fica até mais difícil. Que coisa estranha. Parece até que ficamos meio loucos. Dá vontade de quebrar o box... Sacode a cabeça... esfrega as mãos. Tenta resolver tudo o mais rápido possível para, enfim, desligar aquele chuveiro e voltar a viver. Tudo parece se colorir novamente. A vida volta a fazer sentido quando desligamos um chuveiro de água fria.

No próximo episódio: o chuveiro contra-ataca!

5 comentários:

Anônimo disse...

ai nem me fala de banho frio rsrs
to aproveitando agora q estou em jf e tem banho quentinho, mas no primeiro banho quente achei ate estranho, muito vapor rsrs, ja nem sabia mais o q era isso..
td bem q em cabo frio é quente mas um banho frio ate vai mas um mes... rsrs é rir para nao chorar


obs: como assim o marcelo nao tem fogao em casa???rs

APPedrosa disse...

Ainda bem que nós mulheres podemos ser frescas sem sofrer críticas. Eu me recuso a encarar o banho frio. Mil vezes a canequinha. Porque não pediu para a dona Maria do Carmo esquentar a água?
Ana Paula

Anônimo disse...

Ninguem merece o Marcelo nao tem nem um fogaozinho de mesa hein!!!
Putz!

Aqui... era so vc começar a dar pulinhos sem parar que num instante esquentava rssssss
Eu ja passei por isso!

Meu chuveiro é a gas e dependendo da hora, se tiver muita gente tomando banho nem adianta esperar 20 minutos com a agua caindo, pq nao esquenta mesmooooooo!
Entao eu tb entro no ritual de nuca, perna 1, perna2 e braços... só que quando entro no chuveiro com tudo é pulandooooo muitoooo e gritando:
"ai que friooooo..."
"ai que friooooo..."
"ai que friooooo..."
rssssssssssssss
Bjsssssssss

Quezia Cardoso disse...

Esse anonimo aí sou eu!! Minha gatinha pisou no teclado na hora que eu ia marcar a opçao certa..
E é claro que ela pisa sempre no "Enter" né!
Bjsssss
Quezia

Ricardo Corrêa disse...

Ahahahahahaha. Ô quézia. é bom que fica com um comentário a mais. rs. Mas tava com cara de ser você mesmo... animada como só
:)
E Iris, é isso mesmo: o marcelo não tem fogão nenhum.
Ana Paula, sobre a dona Maria do Carmo, na época eu ainda não conhecia... Se bem que depois do que aconteceu também eu não teria coragem de pedir nem a canequinha dela emprestada. rs