terça-feira, 20 de novembro de 2007

BOMBA: salada engorda!

Quem me conhece há mais tempo sabe que tenho uma vasta teoria sobre os malefícios da salada e, como legítimo representante dos solteiros, sozinhos e sem empregada, classe que compra pouca salada, até para que os legumes e verduras não se estraguem na geladeira, acho interessante conta-la aqui. Vocês não precisarão mais sofrer a cada dia achando que estão comendo besteiras e deixando as coisas saudáveis no supermercado ou na feira. Serão livres!

Um dia, caros leitores, ainda serei capa da Nature ou da Science (já estão prontas), algumas das maiores revistas científicas do mundo, com minha teoria sobre os malefícios da salada. Cansei dessa propaganda batida dos “fabricantes de salada”, ou seja dos latifundiários que industrializam alfaces, tomates e todo e qualquer tipo de verdura, legume, tubérculo e adjacentes. Eles nos induzem (e provavelmente até fazem propaganda subliminar como fazia a coca-cola no passado) para que sejamos todos adeptos da salada. E ficamos todos fingindo que acreditamos mesmo, ou a maioria até acreditando de fato, de que salada faz bem à saúde.
Vou acabar com esse mito, caros leitores: salada não faz bem. E vou além: aumenta as chances de desenvolvimento de colesterol, eleva o percentual de chances de doenças do aparelho digestivo e o pior: ENGORDA! Isso mesmo. Engorda, infla, eleva seu “lipopercentual”, fermenta... incha... e todos os outros adjetivos que puder encontrar para isso. É essa minha teoria, que demorei anos para moldar. Foram pesquisas e mais pesquisas que, enfim, deram resultado. Não há nada melhor para um cientista do que chegar a uma conclusão como essa.

Não estou dizendo que todos os que comem salada vão ficar gordos. Mas é fato que todos que não comem salada são magros. Gostaria que os visitantes que não comem salada deixem depoimentos. Garanto. Aposto que mais de 70% deles são magros. Quem não come salada é magro. Isso é fato.
E olha, meu caro amigo. Meus estudos também comprovam que isso não acontece apenas com a raça humana. Selecionei vários animais que comem salada. Ou seja: dez animais essencialmente herbívoros e coloquei aqui abaixo. Se acharem que eu peguei pesado (literalmente) e escolhi apenas bichos grandes e gordos, deixando muuuitos magrinhos de fora... podem ir ao google e digitar “herbívoro” ou “herbívoros”. Garanto que mais de 70% dos resultados serão de animais grandes, gordos... ou com peso desproporcional ao tamanho. Abaixo dez exemplos entre búfalos, bois, peixes-boi, hipopótamo, elefante, aqueles dinossauros maiores que existiam, vacas, zebras... Enfim. repare que na lista estão alguns dos animais mais pesados de que se tem notícia. Todos herbívoros ou a grande maioria.

Agora pensem nos cinco primeiros carnívoros que lhes vêm à cabeça... Que tal uma onça? Um leão? Uma chita? Um puma? Todos magros. Que tal um animal mais doméstico, que prefira carne. Cachorro e gato: magros em sua maioria. Alguns enganam com o pêlo, como o leão e sua juba. Mas são essencialmente magros.
Herbívoros são, em sua maioria, gordos. Carnívoros, em sua maioria, magros. Existem bichos que variam mais a alimentação. Por exemplo: ursos podem ser carnívoros (e gordos), mas é porque vivem ali na floresta, comendo uma folhinha ou outra, tomando um melzinho... frutinhas. Enfim... avacalhou nossa dieta radical de muita carne e nada de folhas, engorda mesmo.
Agora vamos às discussões sobre o colesterol e os males à saúde. Todas as pessoas que eu conheço que não comem salada, ao contrário do que costuma-se dizer por aí: não têm anemia, não têm colesterol alto, não têm problemas mais sérios no sistema digestivo. Minha teoria é de que é porque as comidas como carne, arroz, feijão, as tradicionais, todas passam por um processo de cozimento, ou fritura ou coisa parecida. A salada não. Pega ali, cheio de micróbio, dá uma lavadinha com água mesmo (nem sabão usa!) e pronto. Comem. Não adianta. Vai fazer mal à saúde.
Veja o caso do colesterol. Quem come carne tem mais energia. Correto? A carne não é cheia de carboidrato? Pois então. Com mais energia, temos mais pique para fazer as coisas... mais ânimo, mais vontade. Logo, fazemos mais coisa... logo... gastamos mais energia também e fazemos exercícios para queimar a energia. E o que esses exercícios queimam também???? Tchan tchan tchan tchan.... O COLESTEROL! Muito Bom! E ainda produzem aquele colesterol bom que os médicos falam. O tal do HDL...
Em resumo, meus amigos, termino com minha história pessoal. Quem me conhece sabe que sou muuuito magro. Muito mesmo. Não como salada. Na minha família, as outras pessoas comem. As outras são mais gordas do que eu. As outras têm problema de colesterol, eu não. Algumas das outras já sofreram de anemia, eu não. E tenho índices muito bons nos últimos exames que fiz. É de impressionar.
Agora, façam um teste. Vejam perto de vocês quem come salada e quem não come. Como eu disse, até existem magros que comem salada. Mas não existem gordos que não comem! Quando achar alguém beeem magro pergunte: você come salada? A resposta será não. Na maioria das vezes...
(a parte séria agora)
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: As informações contidas nesse post não têm comprovação científica. Seguir as orientações de um jornalista de quinta categoria que tenta dar uma de cientista especialista em nutrição pode não ser a melhor opção, acarretando sérios riscos à sua saúde. Tudo depende do metabolismo de cada um.
(voltando ao território bem humorado do blog, pois não tem graça terminar sério assim)
RICARDO CORRÊA ADVERTE: Para você que é solteiro, sozinho e sem empregada, a melhor opção é um double habibs, sem salada. Com Coca-cola que ajuda a desentupir o sistema digestivo (assim como faz nos canos de sua cozinha).
E para completar, tenho um outro argumento para não comer coisas verdes. Aqui na green house, tudo é verde. Facas, talheres, pratos, xícaras.. Logo, preciso definir que o verde não pode ser cor de comida. Aí fica assim: objeto é verde; comida não é verde. E pronto... não corre nenhum risco de eu morder uma faca, um prato ou qualquer outra cosia. :)

26 comentários:

Ricardo Corrêa disse...

Conforme o pedido: esse post é uma homenagem à Mariana (Xururu!)

Ricardo Corrêa disse...

E o espaço agora está aberto para que todos os nutricionistas do mundo critiquem minha teoria.
Odiadores de salada, me defendam!

Anna disse...

Eu não como nenhum tipo de salada, minha mãe tb não, e somos magras!!
=)

a questão também é que carne é proteína, proteina são aminoácidos..e aminoácidos não tem reserva, ou seja, absorvemos o necessário e eliminamos o resto
bjos, parabéns!

Vanessa Oliveira disse...

Eu não como pq eu acho que é a mesma coisa que comer papel!
Vc come papel? Pois então!
Beijos magrelo!

Anônimo disse...

Galeeera! Concordo mais do que nunca com essa teoria! Até porque ODEIO salada, e sou magraaaa! Apoiaaado Ricardo! hahhaha

Unknown disse...

aiai...

acho sua teoria meio furada!!!

o pior é que eu amo salada (entre tantas outras coisas gordurentas)e estou fora do peso.... aff...

a unica coisa que tenho a dizer eh que o que realmente caracteriza um individuo magro ou obeso é o seu percentual de gordura... ou seja, eh possivel magros (pouco peso) obesos, e gordinhos (sem execeeeeessos) magros!!!!!!!!!!!!


vc tem uma imaginaçao fora do comum... morro de rir com vc!!!!!!

a teoria do transporte tem futuro hein...

Unknown disse...

hmmmm...Eu como salada e estou acima do peso.
Acho que depois dessa vou aposentar de vez o alface, que acaba perdendo na geladeira depois de ficar sem 2 ou 3 folhinhas. Afinal, solteira e sem empregada, eu nunca lembro do bendito.
E viva a Coca-cola!

ps: parabéns pelo blog! Coincidentemente, minha cozinha também tem toques "green", e tudo perde a validade! ;o)

Ricardo Corrêa disse...

Vejamos até agora:
A Nah e a mãe dela não comem salada e são magras (2 pontos pra teoria).
A vanessa não come salada e também não está acima do peso (1 ponto pra teoria)
Ludmila não come e é magra (1 ponto)
Fernanda... come e se disse fora do peso (1 ponto)
Ester... come salada e se disse fora do peso (1 ponto)
Ou seja: até agora 6 a 0 em favor da teoria! Já vejo a capa da nature mais próxima rs

APPedrosa disse...

E ainda tem mais um argumento que sempre uso com vegetarianos qeu chegam com aquele papo de "vai matar o bichinho". Pelomenos o boi tem pernas para correr e se defender. Pior é a couve,coitada, que não pode fazer nada par não ser colhida. Muito mais cruel.
Escrevi um post sobre dieta anti-vegetais há um tempo. Taí o link. http://escritosaovento.blogspot.com/2007/08/anti-vegetais.html

Abraços,
Ana Paula

. disse...

Ricardo... sabe aquela sensação de cérebro rir... ler vc me deu isso...

tanxs!!!

agora soma mais um ponto!!!
magro e vegetariano

que ODEIA SALADA...
lembramos a todos... tomate é fruta!

e

APPedrosa disse...

num vou nem repetir o absurdo q ele disse...

mas se der sorte ele Lê meu coment se não fica a dika...

www.vista-se.com.br/terraqueos

o/

Unknown disse...

GENTE:
Não acreditem nessa caluniosa teoria do nosso amigo Ricardo Corrêa. Eu escuto isso TODOS os dias. Todos não, mas pelo menos todos que a gente almoça junto no Jornal. Bom, que seja, mas esse moço tem mais de 1,90 m de altura e é magro (de ruim, é verdade, porque só come porcaria!) porque tem um metabolismo à jato. A gente almoça 12h e duas horas depois (vai negar????) ele já tá atormentando para a gente lanchar. Eu, que sou mulher, normal, não tenho esse super-metabolismo e acumulo gordurinhas indesejadas nos lugares que mais incomodam uma mulher, sei bem o que estou falando. Se for acreditar na teoria do meu amogo, vou virar uma baleia... Vão por mim, essa teoria só vale para seres mutantes evoluídos que não possuem o gene do acúmulo de peso... para mim, never!!!

Ricardo Corrêa disse...

Esse comentário só confirma minha teoria.
Aliás, até agora, todos os comentários confirmam a teoria.
Acho que vou escrever um livro sobre isso...

Anônimo disse...

hahaha simplesmente genial!!!

apesar de eu ser magro e comer salada :P

1 ponto contra hehe

mas mesmo assim recomendei pra todos meus colegas que odeiam salada... simplesmente hilário!

cara, admiro sua criatividade ;D
continue assim !

Unknown disse...

Oi! Vim parar no seu blog por indicação da sua colega de trabalho Lili Pelegrini que conhece, como ninguém, minha abominação por alimentos verdes. Não apenas concordo com sua teoria como passarei a difundí-la.

Além de tudo isso que você falou há que se observar de que a maioria dos vegetarianos possui um discurso preservacionista de que querem proteger os animais e blábláblá. Pois eu também sigo essa linha. Mas eu quero é proteger as plantas. Precisaremos muito mais delas - devidamente plantadas na terra, e não nos nossos pratos - do que das vacas no auge do aquecimento global.

Muito bom.

Fernanda
(1.77 e 59 quilos - nunca comeu uma folha de alface inteira).

Marcel disse...

Sou magro e não como salada.

Acho que esse lance de onda vegetariana precisa de uma resposta à altura.
Um movimento organizado e sério que derrube os argumentos vegetarianos de uma vez por todas.

http://12tragos.blogspot.com

Marcel disse...

Mais um ponto a favor da teoria!

Quando os onívoros vão se organizar com seriedade pra responder a esse fanatismo à altura e encerrar a discussão?

Caio Pimenta disse...

Não com, nunca comi e pretendo nunca comer mato(vulgo verdura e legumes!) e sou magro!
Não é pouco magro nao, nunca tive IMC acima de 18,00, e quando cheguei a esse valor foi na minha epoca mais gorda! hehe

Concordo plenamente com essa teoria!
Já tinha pensado nisso, sempre utilizo o exemplo dos animais, porém nunca parei para fazer algo tão elaborado como esse texto!
PARABENS!

Anônimo disse...

Quem come salada são individios saudaveis e pacificos... Quem come carne é estressado e agressivo...

Portanto pode ser que quem come salada seja mais gordo sim que quem come carne eu não como carne , sou saudavel, e tenho peso normal.

Anônimo disse...

Não sei de nada, a única coisa que sei é que tenho 26 anos de idade,desde os 12 como mocotó,feijoada,dobradinha,frituras (carne,peixe,frango etc..) por ser filho de açougueira fui acostumado com essas comidas, e permaneço com 1.74M de altura,61Kg de peso (estou dentro do IMC), ou seja, sou magro.

P.S-Só tomo refrigerantes e cervejas muito de vez em quando. Fico no vinho e sucos.

Abraços =)

Anderson (Salvador-Ba)

Anônimo disse...

PODREEEE

amo salada ,e passo longee de ser gordo ;]

aliás ,isso devia ser processado!

Unknown disse...

CONCORDO, sou magro até demais e não como sequer um alface.

Fernando disse...

cara odeio salada mew é muito ruin é mato eu ñ como mato como carne proteina e sou magro! e agora como é que o discovery chanel vai rebaate essa am me digam! isso é pura verdade !!! 100 R$ de hamburger no mac donalds pra todos!!

Y ♥ disse...

Peso 47, me alimento basicamente de porcarias e nunca tive problemas de peso nem saúde referentes a alimentação. Teoria correta.

Anônimo disse...

Só pra constar: Carne não é fonte de carboidratos como você escreveu, ela é rica em proteínas que consumidas em excesso aumentaram o seu índice de colesterol porque também são ricas em gordura e poderão sobrecarregar o seu fígado. A comparação com animais vegetarianos e carnivoros parece conveniente mas nao é válida, afinal nós não possuímos quatro estomagos para digerir vegetais como eles, a salada, os folhosos como o alface, passa quase intacta na digestão ajudando no peristaltismo e contribuindo para o bom funcionamento do intestino e DIMINUEM a absorção de colesterol. Vocês magros que não comem salada tem prisão de ventre de vez em quando? CONSUMAM SALADA! rsrsrsrs. Assinado: Nutricionista, magra, consumidora de salada.

Unknown disse...

NÃO CONHEÇO NENHUM CRUDIVORO OU FRUGIVIRO GORDO MEU AMIGO, ESSA MATÉRIA SUA ESTA EQUIVOCADA, ELES TEM 80% DA SUA DIETA CRUA BASEADA EM VEGETAIS CRUS...

Unknown disse...

NÃO CONHEÇO NENHUM CRUDIVORO OU FRUGIVIRO GORDO MEU AMIGO, ESSA MATÉRIA SUA ESTA EQUIVOCADA, ELES TEM 80% DA SUA DIETA CRUA BASEADA EM VEGETAIS CRUS...