segunda-feira, 19 de novembro de 2007

As 3 teorias da validade!

É praticamente impossível me encontrar de mau humor. Mas hoje é um desses raros dias. Então perdoe-me se a história não ficar tão engraçadinha. Se bem que nem é preciso ter humor pra contar histórias esdrúxulas que só acontecem comigo.
Mas o caso de hoje eu tenho certeza de que acontece com muita gente por aí. Aposto que será uma das mais comentadas, afinal é um drama com o qual cada cidadão que ousa montar uma casa e viver sozinho precisa aprender a conviver. As teorias da validade!
Quantas vezes você já não sofreu com um produto que saiu da validade? Quantas vezes não teve a brilhante idéia de fazer estoque de determinado suprimento, pensando que seria a maior vantagem do mundo ter em casa e não precisar se deslocar sempre que precisasse, e acabou depois percebendo que jogou uma tonelada de dinheiro fora a cada vez que aqueles numerozinhos fossem fazer parte do passado.
Pois bem, meu caro visitante. Assim aconteceu muuitas vezes comigo. A mais recente delas, com uma carne moída que comprei logo depois de enrolar bastante para colocar meu fogão em funcionamento. Acontece que a tal carne saiu da validade, eu percebi isso, mas ela continua congelada, ensacada e embalada dentro do congelador da geladeira, tal qual um cadáver que se esconde em filmes de suspense americano. Pois é. E a teoria é a mesma. Eu sempre esqueço de pegar a tal carne quando vou jogar o lixo para fora. Quando lembro dela, já não estou mais colocando o lixo para fora e aí penso: “vou deixar ela aí, ensacada e congelada, para não apodrecer, nem dar cheiro nenhum. Quando eu for colocar lixo para fora eu jogo a carne fora”. E assim está lá ela. Sem cheiro nenhum (senão eu jogaria fora), sem nenhum sinal de apodrecimento. Completamente embalada, dura como pedra e inútil como pedra também. Agora pasmem com a data da validade de tal cadáver moído: 15 de outubro de 2007. Já fez um mês!!!!

Pois é. Essa carne (olha ela aí do lado), porém, eu escapei de comer, pois sabia que sairia da validade... a cada dia que passava. Carne dura pouco... Bem menos, por exemplo, que pão de forma. E foi com um pão de forma que eu aprendi a prestar mais atenção na validade. Ainda nos tempos em que eu morava em Juiz de Fora, e fiz um “estágio de três meses morando sozinho”, antes de vir pra Belo Horizonte.

Certa vez comecei a comer um pão com presunto e mussarela e senti um gosto estranho. Olhei a mussarela, estava ok. Olhei o presunto, estava ok. Mas o pão estava já meio esverdeado. E tava com gosto igual aqueles queijos chiques que eu não tenho nenhum paladar para comer.
Demorei três mordidas (das grandes) para perceber o tal problema de mofo no pão. Foi o suficiente para passar mal. Nunca mais me descuidei da validade... na hora de comer. Pena que eu me descuido dela na hora de comprar e de armazenar os produtos. Até porque... não tem coisa pior do que comer algo só porque ele vai estragar se eu não o fizer. Mas, em geral, as coisas funcionam daí para pior. E daí se desenvolveu, nas mentes mais brilhantes da física moderna, as três teorias da Validade. Tentemos explicar tal como um professor da área como funcionam essas teses.
1º - Por mais que você procure um produto com a validade mais estendida possível, ele sempre, sempre mesmo(!), irá sair da validade antes de você usa-lo. Ou seja; todo produto comprado em uma casa de solteiro, sozinho e sem empregada perde automaticamente a validade quando você decide utiliza-lo”
2º - Não adianta nem checar nem controlar a validade de tempos em tempos. Você só perceberá que saiu da validade na hora em que decidir utilizar de fato o produto.
3º - Tende-se a não perceber que o produto saiu da validade até os momentos seguintes à ingestão ou consumo. Apenas no primeiro momento de “provação”, quando já há um risco de contaminação, você irá notar que há algo errado e então jogar o produto fora.
Portanto, uma dica: peça habibs e coma na hora. Chega em 28 minutos (na verdade aqui em casa chega em 15 minutos) e não sai da validade até o entregador chegar aqui.

10 comentários:

Anônimo disse...

Cara, geralmente se a carne está congelada, vc pode comer mesmo que passe da validade. A validade é calculada somente para a carne resfriada. Descongela. Não cheirou mal, manda ver.

Anônimo disse...

Nem me fale em validade!!!
Acredita que o moço que pesa os legumes e frutas do mercado me identificou como "morante sozinha"?

Pois é... depois de ver toneladas de coisas indo pro lixo por conta de fungos e moço eu agora compro de pouquinho.

Aí entro na fila pra pesar 3 maças, (e/ou)3 pêras (sabe que muita fruta na geladeira é so pra enfeitar quando vem visita incoveniente chamada MAE ne?

Pois é... compro 3 tomates, 5 cebolas(pq dura mais), 1 pepino, 1 chuchu rsssssss

Aí o moço vira pra mim e diz: "Moça a SENHORA mora sozinha?"

Eu fiz aquela cara de indignaçao pelo "SENHORA" e pela ousadia da pergunta e falei: "SIM PORQUE?"

Resposta do homem: "porque a SENHORA so compra 1 unidade de cada coisa e isso é coisa de gente que nao come em casa ou mora sozinho"

rssssssssssssssss
Ai meu Deus... ja nos identificam na rua é mole???

Porque será que nao inventaram um pao de forma com a metade da quantidade né???

Se bem que agora eu tenho uma torradeiraaaaaaaaaa!! huhuuuuuu
Agora meus paes ficam na geladeira e podem durar 1 MES!!! rsss

Ai como eu falooo.. ja chega né??
Bjsss

Vanessa Oliveira disse...

Se você passar mal, bota na conta do Saldanha!rsrs
Bjokas

Unknown disse...

Carne congelada não estraga. Se vc comprou e congelou tá blz...

Já perdi muita comida. O que mais me irrita é comprar banana. Sempre estraga.

Li o texto e dei uma conferida. Tem quatro produtos com validade vencida na minha casa. Igual a vc eu sempre esqueço de colocar no lixo pela manhã e vai ficando.

Ricardo Corrêa disse...

Kkkk. Ta vendo só. Pior vcs nao sabem. depois que escrevi o texto, joguei o lixo todo fora hoje. e esqueci da carne de novo. Se bem que vcs estao falando que eu posso comer ne. entao estao convidados prum almoço aqui em casa. Vou servir essa carne moída. rs

Anônimo disse...

Também estou sofrendo com esse problema. E sofro um dilema: gosto de ter variedade na geladeira pra hora que a fome bate. Aí, claro, as datas de validade de patês, queijos e margarinas chegam antes que eu dê conta de comer. Sem falar no pão de forma!

Pras frutas minha tática é fazer suco ou vitaminas quando estão com a aparência já meio suspeita.

Mas decidi que vou mudar de tática: fazer pequenas compras por semana ou a cada quinze dias. No meu caso é fácil porque há um mercado entre o trabalho e minha casa, que fica pertinho do trabalho.

Bjos e parabéns pelos ótimos textos, Ricardo.

Hanna disse...

hahaha
só pq eu tava procurando "pao de forma vencimento" no google eu cai aqui...
E só porquue o pao que acabei de comer ESTA VENCIDO!!!!

Etiane disse...

eu ri...
caí aqui quando coloquei no google "COMER CARNE CON GELADA VENCIDA "
pq eu acabei de colocar pra assar uma linguiça mista com a validade vencida desd novembro.... ehehehehehe mas eu comprei e infiei na geladeira, e axei hoje...
é... achou que vou ter que comer carne de soja

Gabriel de Cara disse...

nossa acabei de jogar 2 sacos de lixo grande de comida vencida a melhor coisa e pedir pizza pois nao estraga rrsrss

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.