sábado, 24 de novembro de 2007

Habemus máquina!

Esse post é dedicado a duas pessoas: Quézia e Eline. Explico. Dedico à Quézia porque ela acabou de adquirir o mais precioso eletrodoméstico que alguém pode ter em casa. À Eline porque, quando nem me conhecia direito ainda, disse-me certa vez, sem saber que eu pensava em morar sozinho: “quando chegar o dia de sair de casa, compre uma máquina de lavar. Deixe tudo para depois, mas compre uma máquina de lavar”.
Aqui na green house, a máquina de lavar não foi a primeira aquisição. E me arrependo demais de não ter ouvido a Eline. Ela vai achar engraçado se souber que minha principal lembrança que tenho dela é isso: o conselho da máquina de lavar.
Na green, chegou primeiro o microondas, outro eletrodoméstico muito útil. Depois todos os outros eletrodomésticos e móveis que chegaram juntos, comprados pela internet. Uma beleza aliás, a compra online... é perfeito. Mais barato, mais rápido e mais cômodo.
E foi em nome da comodidade que, depois de uns três meses talvez, eu me rendi à necessidade de comprar uma máquina de lavar. Até então minha estratégia era a seguinte: lavar camisas no chuveiro, enquanto tomava banho... comprar muita roupa, para ter sempre reserva e poder deixar pra lavar apenas nos fins de semana e, principalmente, levar tudo pra Juiz de Fora quando ia, para lavar na máquina da minha mãe.
Mas não rolava e me rendi. Não antes de descobrir que lavar roupa não é coisa para mulher. É para homem. Esfregar roupa, tirar manchas na marra, torcer certas peças é um exercício extremamente desgastante. E estressante. Não há muitas coisas piores na casa de um solteiro.
Aliás, pior que uma casa de solteiro, sozinho e sem empregada, só uma casa de solteiro, sozinho, sem empregada e sem máquina de lavar. A máquina de lavar está para o ser-humano assim como o foguete está para quem está interessado em conhecer a lua. O maior invento do nosso século e de todos os séculos. Eu amo máquina de lavar.
Aliás, fazendo um parêntesis, lembrei de uma história interessante de máquina de lavar. De um grupo de professores que eu tinha na faculdade, que visitavam a Grécia e tinham dificuldade de pedir comida. Aí eles aprenderam que se falassem “máquinadelavar” vinha uma comida super saborosa no restaurante. Eles tentavam falar corretamente o nome dos pratos e nada. O garçom grego não entendia. Aí perdiam a paciência e mandavam: “máquinadelavar”. Pronto. Vinha o prato. Uma beleza.
Mas voltando à máquina de lavar como equipamento de extrema necessidade do ser humano, a ansiedade da chegada da minha máquina foi algo poucas vezes visto aqui em casa. Comprei também pela internet, uma máquina até cara... e deixei a chave da casa na portaria enquanto ia trabalhar, sonhando que a máquina ia chegar. Voltei do trabalho e lá estava ela ainda embalada, mas ao alcance de minhas mãos agora.
Sim. Eu tinha máquina e a usei naquela noite mesmo. Lá pra 1h ou 2h da manhã, quando terminei de desembalar, ler os manuais e tudo mais. Já tinha comprado sabão, amaciante, alvejante de todos os tipos de roupa. Enfim, fiz uma minilavanderia à espera do tão sagrado eletrodoméstico. Agora podia gritar pela janela: Habemus máquina!
Desde então, uso a máquina até quando não tenho nada para fazer. Outro dia tava sem sono, não conseguia dormir, entrei no msn... não tinha ninguém. Sabe o que fiz? Fui lavar roupa na máquina. De madrugada... 3h da manhã. Os vizinhos não devem ter gostado, mas ela é silenciosa até. Tem coisas que a gente faz de madrugada e que são muito mais barulhentas.
Eu falei tanto da máquina para as pessoas que o povo até sugeriu uma festa. Gostei da idéia mas aí começaram as brincadeiras de como seria a festividade. Alguém, nem me lembro quem, disse que era para ser assim: “Festa da máquina de lavar: meia noite todo mundo tira a roupa, coloca na máquina e só pode vestir de novo quando secar”.
Aff.. imagine... não tenho área. Meu varal fica numa varanda fechada. Não tenho secadora. Ia ser todo mundo nu até o meio da tarde do outro dia. O problema é que o boato foi ganhando proporção lá no jornal onde trabalhava e todo mundo queria saber quando seria a tal “festa da máquina de lavar”. Gente de todos os setores. Até que sepultei oficialmente a idéia.
Mas com festa ou sem festa, o fato é que não há como viver sem máquina de lavar, caros visitantes. Quem tem sabe disso. Quem não tem ainda vai descobrir. Assim como vai descobrir que ela, embora fantástica, não pode ser esquecida sozinha. Isso porque ela lava a roupa e centrifuga tanto que quase seca a peça... mas não coloca a roupa no varal.
Esse é o único defeito da máquina de lavar. Ela termina o serviço dela e não nos avisa. Fica lá, quieta enquanto as roupas vão ficando lá dentro, ficando com aquele cheiro chato de roupa que fica guardada molhada. Várias foram as ocasiões que eu tive que lavar de novo. Mas tudo bem. Até gosto de lavar de novo. É tão bom apertar aquele botãozinho e ficar vendo a máquina trabalhar por mim. Eu até gosto do barulho que faz... ô vidinha mais ou menos :)

OBS – Hoje postei bem mais cedo, então muiitos não devem ter tido tempo de ler o post debaixo, que vale bastante à pena, sobre a história do “box-aquário”. Espero que gostem.

8 comentários:

regina claudia brandão disse...

pois bem, agora que vc começou com isso, não pode parar. significa dizer que, sob hipótese alguma, vc deve se casar.
acabo de lançar a sorte pro mundo: mandei meu filho morar sozinho, com uma diferença, ou duas, talvez 3: ele tem faxineira e lava roupa na lavanderia porque não comprou a lavadora. talvez tivesse faltado uma amiga de proféticos dizeres.
a sorte do mundo tendo sido lançada, resta-nos observar. até agora, nada traumático aconteceu.

sendo vc suceptível a conselhos femininos atente para o meu: vire-se, sofra, fique suado, cainda aos pedaços, só o pó mas, não case ... a natureza não entenderia, seria o caos.
adorei seu blog. sou sua fã, também solteira, morando sozinha e sem empregada. não há nada melhor que isso.
regina.

Unknown disse...

Bom, eu tenho algo que gosto bem mais do que a máquina de lavar. Ela lava, seca, passa e ainda organiza tudo dentro do meu guarda-roupa. Chama-se Adriana e vem na minha casa uma vez por semana fazer as "trocas de roupa". Que fique claro: não é empregada! Apenas uma "cuidadora" de algumas bagunças minhas. Uma beleza! E cobra barato...

Anônimo disse...

Este é um dos posts mais verdadeiros deste blog: a máquina de lavar é a melhor amiga de quem mora sozinho. Euzinha nunca me imaginei (e nunca tive que ir para um) num tanque esfregando roupa. Acho essa a PIOR das tarefas domésticas - pior até do passar a roupa.

No meu caso, atualmente, moro num apartamento que já aluguei todo mobiliado, inclusive com máquina de lavar - ponto decisivo para minha escolha.

Ah! Marcelo: quem você chama de "cuidadora" é também conhecida como "diarista". Aliás, creio a segunda melhor amiga de quem mora sozinho.

Ines disse...

Eu ainda acho que o microondas faz mais falta. Ainda não tenho nenhum dos dois (por enquanto), mas pelo menos existe a Laundromat pra resolver o problema das roupas...

Unknown disse...

Ju, a Adriana não pode ser diarista. Ela não vai lá todo dia! Só duas vezes por mês pra limpar e uma por semana pra pegar e deixar roupa. Seria "semanarista" ou "bi-semanarista"? Sei lá... :-P

Anônimo disse...

moro só e ainda não consegui comprar esse tão sonhado eletrodoméstico! Acho indipensável, porém sempre aparece uma conta... ou algo mais legal para fazer!
(A troca dessa vez é uma viagem para Jericoacoara-CE)
Sem contar que fui mal acostumada por meus amigos, privilegiados ou não ,nesse caso, que possuem essa máquina incrível!Deixo uma malinha com sabão em pó, amaciante e todas as roupas que não cabem naquele varal rídiculo!!!(jeans, toalhas, roupa de cama...)
O primeiro(a)"infeliz" que passar em casa quando a "malinha" estiver separada tá ferrado!!!

Ana Clara Otoni disse...

Definitivamente, a máquina de lavar deve mesmo ser venerada, endeusada e muito bem cuidada. Eu, que sou solteira, não tenho empregada, mas que não moro sozinha, já que divido o apartamnento com outras duas meninas sei do que estou falando. Compramos a nossa máquina de lavar com o dinheiro do brigadeiro que vendíamos na faculdade. Demorou para juntar a grana toda, mas valeu, meu Deus, como valeu a pena. Ela é linda! Ágil, multifuncional, design arrojado e supersilenciosa. Um amor! Todo mundo se encanta quando chega na lavanderia. Também sugeriram a festa de inauguração, mas não foram tão criativos a ponto de sugerir essa modalidade de festa. É por isso que eu digo: podem me tirar o micro-ondas, a televisão e até a geladeira, mas não me tirem a máquina de lavar.

Unknown disse...

Algumas máquinas avisam quando termina o ciclo! A minha faz um barulho parecido com o do Microondas!!! Achei o máximo! Tinha que compartilhar isso!! hahahaha