Poucos foram os posts nos quais eu não tenha ressaltado como é dramático ter que conviver com minhas tarefas domésticas. A vida de um solteiro, sozinho e (principalmente) sem empregada é assim. Tarefas e mais tarefas nos momentos de folga. E não há nada mais difícil do que arrumar ânimo em uma hora dessas, não é verdade? E de onde eu tiro boa vontade para, de vez em quando, fazer uma coisinha aqui e outra ali? Ouvindo música. Como não sei dançar, a minha maneira de acompanhar e me empolgar com as músicas é nas tarefas domésticas. Vocês devem estar me achando ridículo. Mas se isso me preocupasse eu não escreveria nada aqui. Pois sempre parece ridículo mesmo (eheheh).
Bom... hoje eu comprei um home theater. Já possuía um na sala, ligado no DVD e na televisão. Comprei um novo para colocar no quarto (único quarto) da minha casa, ligado aqui no meu computador. E, agora, poderei arrumar casa com muito mais boa vontade. Tenho certeza de que ficará tudo melhor. É a ausência de um home theater no quarto que, parece-me, faz com que ele sempre fique mais bagunçado do que o resto da casa. Percebi que sempre que arrumava a casa eu começava pela sala e tenho quase certeza de que isso acontece porque é de lá que sai a música alta que ligo para me animar a fazer o serviço. Na medida em que passo para a cozinha, que fica no meio da casa, a música diminui e a empolgação também. Isso faz com que eu não me anime a usar muito o fogão, e, principalmente, deixe às vezes a lavação de vasilhas pela metade. Passar roupa então, terrível... Devem estar se perguntando o que tem a ver uma coisa com a outra. Mas é que minha tábua de passar fica na cozinha... :)
O quarto fica depois da cozinha, do lado de cá da casa... onde tem também uma porta para o banheiro, que é suíte. O banheiro eu ainda limpo sempre. Primeiro porque banheiro não tem como você adiar a limpeza. Tem que estar sempre brilhando. Segundo porque lá tenho outra motivação, principalmente em tempos de calor: a água. Eu adoro água. Mas o quarto, normalmente, fica bagunçado. Para cada 6,35 arrumações de sala, eu faço uma arrumação de quarto. E como é este o ponto da casa que eu mais freqüento, imagine o quão bagunçado fica isso aqui no dia a dia.
Do quarto, o som fica muito baixo. Posso até aumentar, mas aí o vizinho da esquerda vai ao delírio. Lembro, inclusive, caso já citado aqui no blog, da vez que liguei música alta para arrumar banheiro e o pobre coitado ligou lá para a portaria pedindo, ou melhor implorando, pelo amor de Deus que o porteiro intercedesse e me pedisse para abaixar o som. Para piorar, estava tão alto, que eu não ouvi, nem de longe, o interfone tocando. E foi necessário que se mandasse um emissário à minha porta, para socá-la até que eu atendesse.
Então comprei e instalei o home theater novo aqui. Agora, posso começar a arrumação pelo quarto, quando animar. Com a vantagem que, como é ligado ao PC, as músicas novas que baixo na internet já estão sempre aqui e minha playlist está atualizada, sendo desnecessário o trabalho de gravar cds e dvds para levar para a sala. O quarto e o banheiro recebem um som perfeito agora e tenho certeza de que a arrumação será melhor.
Até a cozinha será mais bem arrumada agora, pois do lado de cá eu posso aumentar mais o som, já que não tenho vizinhos à direita, assim como acontece na esquerda. Significa que, do lado de cá, posso botar o negócio no talo ou quase no talo, com os móveis tremendo enquanto eu os arrumo.
Agora, um aviso: não é qualquer música que pode ser utilizada para a arrumação da casa. Músicas muito românticas, por exemplo, não funcionam muito bem. Dão preguiça, ou vontade de ligar para alguém e parar com a faxina.
No banheiro é que músicas mais calmas e tranqüilas são toleráveis. Como é um trabalho que você precisa fazer mesmo com calma, para não escorregar no sabão que jogou no chão, e como as frestas e cantos de azulejos e pisos precisam de um trabalho cuidadoso, uma música tranqüila e calma funciona bem. Rock pesado, neste caso, nem pensar, pois é capaz de você dar uma vassourada no vidro do box e arrebentá-lo em 383 mil pedaços. Varrer casa também já dá para fazer com musicas mais calmas, senão você deixa sujeira para trás
Guarde as músicas mais pauleiras que tiver para o momento de lavar vasilha. Músicas mais animadas são boas para lavar vasilhas. Principalmente se for para tirar sujeiras mais grossas de panelas. Neste caso, você precisa de força e animação para esfregar mesmo quando seu braço já não aguentar mais, então funciona muito bem. O mesmo vale para roupas ladas à mão. Além do que, com músicas mais animadas você termina o trabalho muito mais rápido. Uma que eu adoro para lavar vasilhas é "Rosas e Vinho Tinto", do Capital Inicial. Mas você pode fazer com a banda que preferir. Ah, uma última recomendação: não use a "dança do créu" pois um vizinho pode perceber pela janela e nunca mais te olhará da mesma forma.
terça-feira, 11 de março de 2008
Músicas para arrumar casa
-> Como não estou escrevendo todos os dias, como no início, sugiro que cadastrem-se na barra direita, colocando o nome, o email e a cidade para que eu avise quando novas postagens estiverem aí.
-> Visitem também a comunidade do blog no orkut, criada pela Amanda, visitante ilustre por aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
HUAhauhauhauhhuahua....adorei as dicas...soh faltou a dica: Como arrumar disposicao para arrumar a casa...
Abs da Visitante Ilustre (adorei a denominacao)
Ricardo o jogo voltou a ser Domingo...lá no Maraca
confirma ae...
Vamos juntos...
Vou levar também a minha empregada ela é tricolor.., uasuaussuauaus
rs
ST
cá estava eu o google.... buscando dicas para achar "disposição" para arrumar minha casa.... e....me deparo no seu blog... hahaha!
adorei a idéia das musicas (na verdade eu só funciono assim....) pense em mais soluções práticas pro dia a dia de pessoas ocupadas mas q qdo chegam em casa, param e olham.... e se pergunto.... e agora, por onde começo??
hehehe
abs
Tava buscando: "Músicas para arrumar a casa " no google e achei o teu blog!! adorei as dicas e vou sempre visitar aqui !!
Eu para arrumar a casa ouço uma mistura de músicas e ritmos, mas todas que eu sei a letra inteira e que me façam cantar bem alto. Assim nem vejo o tempo passar. E de vez em quando uma cervejinha gelada para acomanhar a vassoura.
To lendo aqui seu blog... Beeeijo, Beijo!
Postar um comentário