sábado, 26 de abril de 2008

O mundo contra a salada

Quando, aos 20 dias do mês de novembro de 2007, esse blog publicou, com exclusividade, artigo que combatia o consumo de vegetais e revelou que salada engordava e fazia mal à saúde, alguns se assustaram. É bem verdade que, embora muitos discordassem da teoria, a maioria dos comentários foram favoráveis e comprovaram a minha tese. No entanto, os céticos permaneceram irredutíveis na opinião de que os legumes e verduras faziam bem, que não criavam nenhum mal ao corpo humano e que, melhor ainda, ajudava aqueles que queriam manter a forma sem ter muito trabalho com exercícios físicos.
O artigo "Bomba - salada engorda", que aqui ganhou característica de post foi um marco histórico na luta contra a "indústria da salada". Daqui ecoaram as primeiras trombetas que alertavam o mundo para o mal causado pelos vegetais folhosos, legumes, etc e tal.
Eis que nós, defensores das carnes e outros produtos saudáveis começamos enfim a ganhar espaço e reconhecimento junto à sociedade. Isso mesmo, caro leitor, o mundo está percebendo o que o green blog ou as comunidades "eu odeio salada" e afins do orkut já sabiam. E, nas últimas semanas, foram várias provas disso.
A revista Veja, no dia 2 de abril, publicou duas páginas sobre a salada que engorda. Abriu a matéria dizendo: "Todo mundo que faz regime (e quem não faz?) sabe: salada não engorda. Não engorda? Pois a destas páginas contabiliza 1.265 famigeradas calorias, mais do que o cardápio do dia inteiro recomendado a uma mulher preocupada com o peso." Tudo bem que a Veja pegou leve e não chegou nem perto do que disse esse blog, em novembro do ano passado, quando decretou: "salada não faz bem. E vou além: aumenta as chances de desenvolvimento de colesterol, eleva o percentual de chances de doenças do aparelho digestivo e o pior: ENGORDA!"
Pois bem. O leitor deve estar se perguntando: tudo bem... a Veja pegou alguns exemplos para dizer que salada engorda. Mas o blog também havia pegado pesado ao dizer que, além de engordar, a salada "faz mal à saúde". Note bem, caro visitante, o que disse naquele novembro último: "Minha teoria é de que é porque as comidas como carne, arroz, feijão, as tradicionais, todas passam por um processo de cozimento, ou fritura ou coisa parecida. A salada não. Pega ali, cheio de micróbio, dá uma lavadinha com água mesmo (nem sabão usa!) e pronto. Comem. Não adianta. Vai fazer mal à saúde."
Agora, na última semana, lemos nos jornais que os micróbios são os menores problemas. Tem coisa pior que tem na salada e não tem na carne. Veja o que diz a Folha de S. Paulo, que manchetou o assunto: "De cada dez pés de alface vendidos no Brasil, quatro estão contaminados por resíduos de agrotóxicos." Isso mesmo: o alface que estamos comendo (vocês estão, porque eu não como) tem veneno! E olha o tomate, que as pessoas tanto gostam: "O alimento com maior nível de contaminação foi o tomate. Das 123 amostras analisadas, 55 apresentaram resultados insatisfatórios (44,72%)". No caso dos mineiros, a situação é ainda pior, como mostrou o jornal O Tempo, onde eu trabalho: 56% das amostras de tomate analisadas no Estado possuíam alta concentração de agrotóxico. E a matéria sentencia: "De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia, o médico Délio Campolina, os produtos químicos identificados geram danos no sistema nervoso, fígado e no estômago".Portanto, minha gente, mais uma vez a green house entra na campanha contra os "fabricantes de salada" e decreta: salada engorda e faz mal.
Já dizia isso antes e volto a repetir: coisa verde é para decorar a casa, não é para comer. Para relembrar tudo o que já dissemos sobre os vegetais folhosos e legumes, deixo aqui o link do histórico artigo de 20 de novembro de 2007, que fez o mundo rever sua posição sobre a salada.

http://solteirosemempregada.blogspot.com/2007/11/bomba-salada-engorda.html


Cadastrem-se no blog e recebam notícias quando ele for atualizado. É só preencher o formulário na barra da direita.

15 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ricardinho,
Você continua divulgando esta teoria descabelada!! Pelo menos posso testemunhar que, para você, ela não é uma simples teoria. Em nosso passeio à Porto Seguro, ano passado, pude constatar (um tanto horrizado) que você não ingeriu sequer uma folhinha verde. Por outro lado, é inegável que você possui uma boa saúde e uma resistência fisica até razoável. Desta forma é fácil concluir o seguinte: você é sonâmbulo e se empaturra de verduras, de forma inconsciente, durante as crises de sonambulismo. É a única explicação plausível para este paradoxo. Já foram detectados casos similares ao seu: pessoas que diziam viver apenas de luz, sem necessidade de alimentos, foram flagradas assaltando a geladeira, à noite, sem nenhuma consciência do fato. Diante de minha conclusão lógica sobre o seu "green sonambulismo", só me resta alertar aos seus vizinhos, para que mantenham as portas bem fechadas, para que seus estoques de saladas e outras delícias verdes não sejam roubadas na calada da noite.

Anônimo disse...

sou vegetariana, estou muito bem, obrigado, moro sozinha, não tenho empregada e não sou gorda
depois desse post idiota eu parei de ler esse blog q eu tanto gostava
faça-me o favor.. revista veja??

Ricardo Corrêa disse...

Kkkkk.
Cara anônima,
Que revolta é essa?
Se um post faz você achar que nenhum dos outros interessa, melhor parar de ler mesmo.
Agora, tome cuidado para não levar o blog muito a sério, pois ele é de HUMOR.
Mas valeu pela visita. Espero que mude de idéia e continue lendo...
PS - Continue comendo salada. Eu continuo comendo carne. E a gente continua de bem, pode ser?

Zè Mário, ainda bem que você não levou o post a sério, pois você, como médico e autor de um livro sobre o tema, teria argumentos para combater minha teoria ahuahauhauaha

Talita Braga disse...

Eu acho q o Ricardo tem razão.....pq desde que comecei a comer salada eu fiquei tão mais gorda.......e tão menos feliz....ahahahah
ás vezes tenho a sensação de que estou ficando até meio verdinha....rsrs

Beijos, mineiro mais querido!

ps: geeeeeente , que moça stressada.....será efeito da salada?!

APPedrosa disse...

Sabe o que é pior? Aquele povo que não aceita nossa recusa em comer mato e fica assim "ah, você não gosta porque não conhece a couve-flor com molho de chuchu que eu faço", "vou fazer uma beringela com espinafre que é um espetáculo. Duvido que você não goste".
beijo,
Ana Paula

Jackie Morena disse...

Oi Ricardo!

Bom, vc não me conhece, mas sem saber explicar, cheguei ao seu blog, e gostei muito do seu espaço...Acabei me estimulando a reiniciar o meu blog, e o seu "quase diário" foi citado no meu ultimo post. Se quiser dar uma passadinha por lá... Será bem vindo ...tá só começando, mas d tem um inicio, né?

http://advogadanovata.blogspot.com/

Vanessa Oliveira disse...

Rapaz... vim ler seu blog e me deparo com uma moça brava por conta do seu texto. Eita!!! Ricardo, vc já foi melhor nisso...hahahah

Beijinhos pra vc e muitas saudades!! Em julho vou tentar aparecer em BH pra gente ir a uma churrascaria!!!rsrsrs

LCM disse...

Também criei uma teoria sobre o vegetarianismo e achei interessante (criativo) teu ponto de vista, qualquer coisa confere lá.

m. disse...

oiêee Ric!!
e ai?? vim te dar um oi, nao escreve mais no blog??

to vendo que seu apê evoluiu rs
beijocas
Mariana

thi. disse...

eu gosto muito dela.
sobre a questão de saudável ou não, "ah, todo mundo tem o dia certo de morrer" ashudasuhd

gostei do blog. =)

Unknown disse...

POXA MOÇO!
Gostava tanto de ler o seu blog, apesar de ñ comentar mto por aqui!
o q foi q aconteceu q vc sumiu?
Volta a postar aí, pq é mto mto divertido ler sobre sua rotina de solteiro sozinho e ainda por cima sem empregada! Vivo as mesmas peripécias diariamente, morar só realmente ñ é fácil, mas é uma ma-ra-vi-lha! rs...
aguardo atualizações ^^

abraços do sul,

Juliana

Anônimo disse...

Eu tb vim me queixar do nosso querido odiador de saladas.
Eu adoro esse blog.
Mas o homem sumiu!
Moçooooo, volta a fazer nossas aventuras solitárias, solteiras e sem empregadas mais divertidas =D

Vanessa Oliveira disse...

Vixe, alguém deve estar bem ocupado na vida. Abril??? Tá pior que eu!rsrs
Beeeeijos, garoto!

Tosatti disse...

Por isso eu como a parede!

Unknown disse...

gostei muito da sua maneira de contar a vida. Gostaria q vc tb visitasse o meu blog, sou inexperiente na coisa, mas se quiser...http://ofantasticomundobizarrodafarinelli.blogspot.com/