quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Supermercado não é o paraíso

Dia desses escrevi aqui no blog que adoro ir no Supermercado. E adoro mesmo. É de fato minha segunda casa, embora não chegue aos pés da querida e combinante green house. Mas nem tudo no Supermercado me faz bem. Eu confesso que, além dos preços não serem sempre convidativos, costumo me irritar algumas vezes enquanto empurro meu carrinho por entre os corredores de quão grande estabelecimento.
Costumo comprar naqueles hipermercados mesmo. O meu preferido, simplesmente por ser em frente ao local onde trabalho, é o Wal Mart. De lá, venho com minhas compras feliz da vida, de taxi, até em casa, quando despejo tudo em cima da mesa e vou fazer outras coisas enquanto ganho ânimo para abrir sacola por sacola e guardar tudo em seu devido lugar.
Essa semana fui no Wal Mart e percebi as coisas que me irritam. Antes, cabe ressaltar que fui no supermercado com fome e, como disse recentemente, isso é um convite ao consumo exagerado. Em resumo: dá um prejuízo danado (Veja o post aqui!). Mas não foi isso que me irritou. Pelo contrário. Adoro comprar, então esse não foi meu problema. Então o que irritaria tanto um solteiro, sozinho e sem empregada, justamente em seu paraíso de compras, o supermercado? Vamos aos tópicos então.
1) OS CARRINHOS
O Wal Mart agora arrumou novos carrinhos. Alguns menores, com dois compartimentos, ao estilo daqueles que possuem em supermercados menores. Isso é ótimo. E colocou os carrinhos mais próximos da entrada. O que também é ótimo, principalmente em dias de chuva, quando você tem que segurar seus pertences com uma mão, o guarda-chuva com a outra e empurrar o carrinho com a outra. Mas que outra? Só temos duas mãos, normalmente...
Mas essa pequena mudança de local e de tamanho dos carrinhos não resolve todos os problemas. Um que sempre me irrita são aqueles carrinhos cambetas... que ficam tentando forçar a barra e ir para um lado, enquanto vc luta para ir para o outro. Aliás, além de rodas mais eficientes, os carrinhos deveriam ter direção hidráulica.
Outra coisa que me irrita são os barulhos que as rodinhas fazem. Normalmente elas possuem pequenas falhas que fazem com que, em um intervalo de tempo cronometrado façam um barulho de batida enquanto vc anda. È tipo um "xiiiiiiiii pá.... xiiiiiiiiiiiiiiiii pá... xiiiiiiiiii pá", imaginando que um xiiiiiiiiiii é um som de um carrinho normal (praticamente inexistentes no mundo moderno).
Uma terceira coisa em relação aos carrinhos me irrita. Em alguns setores do supermercado, o espaço para sua passagem é pequeno, principalmente para a parte de trás do carrinho, que é sempre mais larga que a parte dianteira. E tem sempre uma infeliz que pára incorretamente seu carrinho atravessado nos corredores, dificultando sua passagem. Para piorar, a pessoa coloca o carrinho atravessado alguns metros distantes dela, enquanto olha lá na ponta da prateleira se uma lata de extrato de tomate tem 250 ou 255 ml. E fica lá, abaixada, com a calcinha aparecendo, durante uns segundos, até que se perceba de que tem um pobre coitado querendo passar e quase chutando o carrinho dela e derrubando todos os refrigerantes refrigerecos (guaraná perereca) que ela comprou e aquelas várias caixas de leite longa vida que ela pegou para estocar aproveitando a "promoção". É muita cara de pau! E muita breguice! E muita folga! E muito azar meu!
2) AS SACOLINHAS SEM VERGONHAS
Outra coisa que não suporto são aquelas sacolinhas de plástico cada vez mais vagabundas que tem para a gente. E o fato de que eles disponibilizam poucas, obrigando a gente a colocar uma coca dois litros em uma só e ir carregando sob o risco de rompimento, enquanto o plástico se afina e tenta cortar nosso dedo ao meio. Além disso, elas possuem, na maioria das vezes, um tamanho padrão que não nos permite colocar certas coisas, que ficam mais da metade para o lado de fora, dificultando assim seu carregamento. E depois as sacolas ainda se tornam um inferno. Enchem sua casa e poluem o meio ambiente. Enfim: um desastre completo.
3) AS AMEAÇAS
Isso eu não tinha percebido... Reparei que o auto-falante do Wal Mart (e o dos outros supermercados também) divulga informações ameaçadoras aos pobres clientes indefesos. Eu estava sem idéia do que comprar, passeando entre os corredores e prateleiras, quando resolvi prestar atenção em uma dessas mensagens que dizia: "Senhores clientes: evitem abrir, consumir ou degustar nossos produtos no interior da loja, evitando assim problemas com a nossa segurança". Se tocaram? Isso é uma grave ameaça. Eles querem passar por bonzinhos, que estão lhe dando informação preciosa... mas na verdade estão te ameaçando. Será que isso não é constrangimento ilegal? Basicamente, eles arranjaram um jeito suave e viadinho de dizer o seguinte: "Alô gatuno safado: nem pense em meter a mão e sair abrindo um desses nossos bens, nem comer um pedacinho, provar ou enfiar a cara em nossos produtos enquanto estiverem aqui dentro, ou seja, antes de pagar. É um aviso pois se fizerem isso e vierem a subtrair, tungar ou afanar alguma coisa nossa segurança vai pegar vocês pelo colarinho e imobilizá-los, isso se não partir para a agressão física. Ladrão é pra tratar com porrada. Não vou avisar de novo".
Não é isso que eles querem dizer, na prática? Senti-me ameaçado, mesmo não sendo um daqueles que toma o iogurte dentro do mercado depois leva aquele copinho amassado para passar no caixa... Que fomiagem! Não dá para esperar chegar do lado de fora? E depois fica com o dedo melado pois enfia a porcaria do dedo lá dentro do copo para raspar as beiradas. Fora que depois a moça do caixa fica com má vontade pra pegar o cartão de crédito do sujeito, meio rosado de iogurte que passou do dedo para lá. Isso sem contar com a beirada da boca suja de iogurte. Já vi muitos fazendo isso no mercado. Eta raça humana!
Enfim... desabafei. Precisava falar algumas verdades sobre o supermercado pois o outro post foi jabá demais!

Como não estou escrevendo todos os dias, como no início, sugiro que cadastrem-se na barra direita, colocando o nome, o email e a cidade para que eu avise quando novas postagens estiverem aí.

4 comentários:

Unknown disse...

Verdade o que me disse ,hoje está entediado,e descontou no seu paraíso o supermercado.Mas já isso passa.Beijos e melhoras.

Jackie Morena disse...

Olá, acabei de conhecer seu blog e ele entrou na minha lista de favoritos....eu tb sou uma solteira, sozinha e sem empregada, mas pelo que percebo, vc é muuuito mais organizado que eu!!!

Sobre os supermercados, tem uma coisa alem destas tds que vc falou que me irrita demais: pessoas que levam crianças ao supermercado, e ainda as deixam guiar carrinhos...Deveriam proibir entrada de crianças em mercados, e os carrinhos deveriam travar qdo tocados por elas!!!

temish disse...

Olá
outras coisinhas que tbm são "tristes" no supermercado:
- produtos pereciveis jogados naquele corredor de produtos ,que é a fila do caixa rápido. Isso quando não tem pacote carne ( alguem pede, manda pesa e...) escondido em alguma prateleira .

- faltam porções menores ainda para nós solteiros ,sem empregada

IxamYhtaP disse...

Advogada novata é apenas um apelido ,ou realmente uma profissão???


Seria muito.... mas muito denigrente para a OAB ler uma IDIOTICE dessa em relação as crianças!!!
Deveria era ser caçada sua carteira como advogada(se é q vc tem) enquanto nova pra não fazer mais BESTEIRAS qdo mais velha!!!