sábado, 1 de dezembro de 2007

O estilo green house!

A simpática Fernanda, que comentou no post abaixo, disse que agora, a cada vez que lê o blog, fica tentando imaginar um fogão verde, uma geladeira verde, um móvel qualquer verde... pois eu costumo dizer que, na green house, é tudo verde. Então esse post vai esclarecer o que é e o que não é verde na green house. Se não for suficiente, vou organizar uma excursão até aqui para que as pessoas vejam, in loco, como é minha casa, que virou referência em decoração no mundo moderno.
Pois bem. De fato aqui é uma green house. Todas as paredes são verdes. Verde água, bem claro para não enjoar. Mas são verdes. Minha casa parece uma grande limonada, imaginem só... E como eu sempre gostei de verde e sempre quis ter alguns acessórios verdes em minha casa, a pintura, que a dona do apartamento fez, acabou vindo a calhar (acho engraçada essa expressão: “veio a calhar”).
Òbvio que quando você vai decorar uma casa você tem que tomar muito cuidado para não ser brega. E o primeiro passo para não ser brega é não misturar nem exagerar. Não misturar significa usar poucas cores. Tenho um irmão que diz: passou de três cores é brega. O melhor é definir alguma como base e usar as outras apenas suavemente. Não exagerar é não fazer coisas absurdas como colocar móveis enormes na chamativa cor que escolheu. Tem que ser apenas uns “salpicos” (essa palavra é engraçada também) de cores fortes em um ambiente tranqüilo que você possa chamar de “lar doce lar”.


No caso da green house, a base é verde, mas o branco tem forte presença pra tranqüilizar o ambiente. Móveis são brancos. A única exceção é a estante da sala, que é tabaco com detalhes em prata e tem apenas as portinhas brancas. Isso porque precisa dar uma quebra com os eletro-eletrônicos (tv, home theater, vídeo e dvd) que são todos prateados ou cinzas sei lá. Mas tirando isso, o restante da casa ou é verde ou é branco. Vejam os exemplos.
Na sala, o sofá é branco, com almofadinhas verdes “tom sobre tom”. A mesa da sala tem toalhas verdes. São várias, então dá para manter sempre verde. Para não sujar a toalha, tenho jogos americanos (igualmente verdes) que coloco quando vou comer alguma coisa. O tapete da sala também é verdinho, bem chamativo, dando o toque final na decoração da sala. Na foto vocês podem ver que as xícaras e pratos também são brancos com detalhes em verde. Até os guardanapos são verdes.
Na área, onde está a máquina de lavar (ave máquina!) também há coisas verdes. A vassoura, o rodo, a pá... tudo verde. E a própria máquina de lavar (ave máquina!) tem uns detalhes pequenos em verde no painel.
Chegando à cozinha, você entra em um dos territórios mais greens da green house. O chão branco tem tapetes na entrada que vai pra sala, na entrada que vai para o quarto, no pé da geladeira, do fogão e da pia. Tudo verde. A geladeira branca tem detalhes em verde. Fogão e microondas são só brancos assim como móvel da cozinha. O filtro (sem galão até hoje) é verde. Os talheres têm o cabo verde. As tigelas e demais utensílios tais como conchas e etc são verdes. Potes, saca-rolhas e tudo mais... verdes! Esponja de lavar pratos, detergente e até aqueles paninhos tipo perfex são verdes também. Lixeiras e utensílios para colocar sabão, a esponja e outros também são igualmente verdinhos.
No quarto, junto do guarda-roupa e da cama brancas estão outros detalhes em verde. O telefone, por exemplo, é verde. Os lençóis obviamente não são sempre verdes. Eu tenho dois tons de verde para colocar em dia de visita. Para a green house ficar mais green do que nunca. Mas em outras ocasiões costumo usar jogos amarelos, azul claro, azul escuro e vermelho.
O banheiro é outro território bem green. Dois tapetes são verdes. Aqueles jogos de cobrir o vaso também são verdes. O desodor (aquela pedrinha ou líquido que colocamos no vaso para dar cheiro bom) também costuma ser verde na maioria das vezes. Toalhas de banho e rosto são verdes, principalmente quando tem visita. Quando não tem tenho toalhas de outra cor, mas uso mais as verdes.
Todos os acessórios como pote para colocar escova de dente, sabão, sabonete, baldes, vassourinha do banheiro, tudo é verde limão. O papel higiênico costuma ser verde água, tal como a parede. Completam a decoração: xampoos e condicionadores verde limão (são aqueles garnier fructis com ativo concentrado de frutas... esse nome dá uma noção de que o troço é muito bom), além de desinfetantes, esponjas e tudo mais.... claro... verdes.
Todo mundo que vem aqui acha bonita a casa. Mas todo mundo zoa o fato de ser tudo verde. Ainda mais porque ela continua verde até quando está bagunçada. Os jornais que eu deixo jogado possuem predominância do verde... a conta de luz que ás vezes fica em cima da mesinha do computador também tem predominância do verde. E assim vou vivendo na green house.
Foi da green house que surgiu a idéia de um green blog. Que vai continuar assim, green blog até que eu mude de apartamento provavelmente no ano que vem. E aí vou ter que repensar se a decoração será mantida no estilo “green” ou se vou eleger outra cor para o imóvel. O grande lance da green house é que ela virou uma entidade. Quando se discute se vamos fazer alguma coisa, logo alguém sugere: “vai ser na green house?” ou logo que se decide pergunta: “não vai ser na green house?”.
Outras pessoas acabaram adotando o tema e passaram a montar suas casas na linha da green house. Uma amiga do jornal, por exemplo, criou “red house”, que foca na cor base vermelha, com móveis pretos e paredes brancas. Está muito bonita também. E agora já começam a aparecer idéias de yellow houses, blue houses e até pink houses por aí. Virei referência em decoração. Tem a decoração estilo barroca, estilo neo-clássica, e estilo “green”. Vou patentear e começar a ganhar dinheiro com isso.

OBS - Continuem se cadastrando na barra lateral, acima, logo abaixo da descrição do blog. Fazendo isso eu te envio um email e você poderá saber a hora em que o blog foi atualizado. Comodidade ao estilo green é só aqui! :)

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa, qdo eu for montar uma casa só minha já sei onde virei buscar dicas de decoração...rs. A minha, certamente, será uma yellow house.

Muito obrigada pela explanação...agora está tudo (verde) claro.

Bjos!